sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Moscovo



Privet, que é como quem diz, "olá"! 

Começo por vos dizer que, quer Moscovo, quer S. Petersburgo são cidades a não perder!

Moscovo, a capital da Federação Russa, tem cerca de dez milhões de habitantes e muitas histórias para contar.

As raízes históricas da cidade deixaram marcas indeléveis nos moscovitas. As pessoas parecem um pouco fechadas e até um quanto antipáticas, ainda que nas gerações mais jovens a expressão de seriedade e individualismo seja menor.

O contacto com os moscovitas não é fácil, já que poucas são as pessoas que falam inglês e praticamente tudo que nos aparece escrito está em cirílico. Se lá forem, preparem-se para gesticularem como nunca! Preparem-se para fazer pedidos nos restaurantes e noutros locais, como na bilheteira do metro ("Kacca”) com recurso à linguagem corporal... Na “kacca” tivemos uma experiência particularmente interessante... o C. costumava pedir os bilhetes para duas pessoas, então abria a mão e apontava para mim e abria outra vez apontando para ele (cinco bilhetes para cada). A senhora da bilheteira (só vi mulheres nesta função) acenava com a cabeça num ar seríssimo e digitava na máquina de calcular o valor a pagar. Hilariante, não se troca uma palavra! J


Como!? Assim são as indicações para o metro :)

A moeda local é o rublo, sendo que 1 euro equivale a, aproximadamente, 46 rublos.  Não posso dizer que a cidade seja muito cara, é mais barata do que Londres, por exemplo... Claro que me refiro a preços para turista, pois se falarmos em cidade para viver, talvez a coisa piore, dado que o preço do m2 em Moscovo está entre os mais caros do mundo!


5000 rublos
O tabaco é extremamente barato na cidade, cerca de 1.5 euros o Marlboro, mas há várias alternativas a custar menos de um euro. Os moscovitas fumam imenso, não havendo espaços para não fumadores nas discotecas; nos restaurantes há zona para não fumadores, mas de pouco ou nada resulta... e eu que não gosto nada de levar com o fumo!

Para além do tabaco, os moscovitas bebem muito, muito mesmo! Com o passar dos dias vamo-nos começando a habituar a que as pessoas bebam vodka a toda a hora e em todo o lado. Sim, a vodka é barata, antes que me perguntem! J

Os russos são pessoas supersticiosas, considerando que, por exemplo, quando mudam de casa, em vez de uma galinha preta, devem levar um gato preto para "afugentar o azar"; e quando oferecem um ramo de flores, este deve estar em número ímpar, pois o número par é associado aos funerais. E por falar em flores, como os russos oferecem flores!! Mas isso deixarei para o post de S. Petersburgo.

A condução nas ruas de Moscovo é muito perigosa. Os condutores são loucos! Vi alguns ignorarem o semáforo vermelho e várias regras básicas de trânsito... Circula-se a uma velocidade excessiva e as cartas de condução são muitas vezes compradas. Podemos ter que andar vários metros até conseguirmos encontrar uma passadeira nas ruas, aliás, muitas das passagens para peões são subterrâneas.

No que concerne ao clima, visitámos a cidade no final do mês de setembro e estava muito frio. A temperatura média foi de 5ºC!!! A sorte que temos em Portugal com o nosso clima! Moscovo é uma cidade um pouco cinzenta e enquanto lá estivemos choveu bastante. Contudo, a cidade é linda e a chuva é facilmente esquecida! 

Voo
Chegámos a Moscovo com um voo, desde o Porto, com a Lufthansa (escala em Frankfurt). A viagem durou cerca de seis horas (2:45h – até Frankfurt + 3h de Frankfurt até Moscovo).
É necessário visto para viajar para a Rússia. Se estiverem a planear a viagem por conta própria, ou seja, sem o auxílio de uma agência de viagens, aconselho a que peçam a uma agência para vos tratar apenas do visto (nós fizemos isso na Agência Abreu). É um processo moroso e burocrático, com um custo de cerca de 150 euros por pessoa. 

Durante o voo...

Alojamento
Ficámos no Maxima Panorama Hotel (aqui), em Avtozavodskaya, mesmo junto à saída do metro com o mesmo nome, a três estações da Praça Vermelha. Não se pode dizer que o hotel fosse fantástico, até porque existiam animais embalsamados na sala do pequeno-almoço J, mas os quartos são confortáveis, limpos, o pequeno-almoço está incluído no preço do quarto e existe WiFi! J


Gastronomia
É sempre curioso experimentar a gastronomia dos locais por onde passamos, principalmente quando difere muito da nossa

Antes de mais, pode experimentar-se os blinis de caviar, umas panquecas deliciosas  acompanhadas por caviar. Os russos gostam muito de caviar, que se vende um pouco por toda a cidade, assim como o salmão. Confesso que gostei mais dos blinis com salmão do que com caviar. Comprámos os blinis no Tepemok (penso que se lê "teremok"), em Arbat. 

O post sobre S. Petersburgo terá mais especialidades russas, pois foi lá que experimentei a maioria dos pratos.


Os blinis com caviar
Em Moscovo deparamo-nos com uma variedade de restaurantes, onde a cozinha japonesa está bem presente (há sushi por todo o lado). As cadeias de fast food que encontramos em Portugal, como o McDonald's, Subway, KFC, Hard Rock, também as podemos ver por aqui. A propósito, o Hard Rock, onde jantámos uma vez, estava praticamente vazio.  

Pelo que li e vi, para jantar ou almoçar, penso que a zona mais indicada será Arbat, onde podemos encontrar uma grande variedade de lojas, restaurantes e coffeeshops. Agora, se querem experimentar a gastronomia local, uma opção acessível é o Mu Mu (My My, em russo), uma cadeia de comida russa, self-service, com restaurantes em vários pontos da cidade. O preço de uma refeição completa, com prato, sobremesa e um copo de cerveja kvas (cerveja doce muito vendida pela Rússia) custa cerca de 10 euros.

Este é o Mu Mu, costuma ter uma vaca à porta por isso facilmente identificam o restaurante 
As nossas sobremesas no Mu Mu. Muito doces, na minha opinião
Vários guias recomendam o Café Puskin, não fomos lá, mas deixamos aqui a dica.  J
Num dos dias resolvemos perguntar a uma guia turística um bom sítio para jantar e experimentar o melhor da gastronomia local. A guia, simpaticamente, indicou-nos aquele que considerava o melhor restaurante para comer os famosos blinis. Disse-nos a estação de metro e o nome do restaurante, que não escrevemos... Bem, chegámos ao local referido e havia vários restaurantes, cujo nome aparecia em cirílico!!! Escusado será dizer que não conseguimos perceber qual era o nosso alvo, nem encontrámos ninguém que falasse inglês para nos ajudar.

Dica de amigo: se pedirem sugestões deste género, peçam às pessoas para escrever o nome, em cirílico... não se guiem pelo som. J

E assim se escreve McDonald's. Chegavam lá sem o logo?  J
Compras
Esqueçam as lojas dos chineses para comprar os ímans para o frigorífico. Em Moscovo não vi qualquer loja de chineses e estes trabalham maioritariamente no atendimento ao público, muitos em cadeias de fast food.

Existem várias lembranças típicas que podem trazer de Moscovo, desde as famosas Matryoshkas (algumas podem ser caríssimas, dado o trabalho que certamente deram a fazer), os bonequinhos com os trajes locais ou o famoso caviar, comprado numa loja de qualidade. Os bonequinhos de madeira, típicos da infância de gerações, são uma recordação muito gira, assim como os tabuleiros de xadrez. 


As famosas matryoshkas
Podem fazer compras no GUM, um espaço cheio de lojas de luxo, mesmo na Praça Vermelha. Mas como este local não é para todas as carteiras (para a minha não é certamente!), existem algumas alternativas mais baratas na cidade. Não tive tempo para explorar esse lado, por isso não me vou pronunciar a respeito. 

GUM
Interior do GUM. Incrível como as pessoas saem de lá com sacos de marcas caríssimas como se tivessem feito umas "comprinhas" na Primark :)
Segurança

Não posso dizer que senti insegurança em Moscovo, mas confesso que não me senti tão segura como noutras cidades pela Europa. 


Transportes

A rede de metro em Moscovo é muito eficiente. Nunca esperei mais do que 2 minutos pelo metro, incrível! Estima-se que o metro de Moscovo movimente diariamente cerca de 6 milhões de pessoas, por isso tinha que funcionar muito bem. Não vi bilhetes diários à venda, mas apenas cartões com viagens. É muito fácil circular no metro, depois de se perceber a dinâmica. Mais uma vez, relembro que não há indicações em inglês! 
Ah! A hora de maior afluência no metro é perto das 10h. Fiquei com a ideia de que os moscovitas entram no trabalho muito tarde, pois entre as 10 e as 10:45h vê-se um mar de pessoas no metro. 

A confusão no metro
O que visitar na cidade? 

Mausoléu Lenin

A entrada para o Mausoléu é mesmo ao lado dos Jardins de Alexandre, imediatamente antes da entrada da Praça Vermelha.

A entrada é gratuita, mas se levarem máquinas fotográficas ou telemóveis, devem deixa-los num cacifo com um custo de 60 rublos. O mausoléu está aberto ao público apenas da parte da manhã, das 10h às 13h, todos os dias exceto à segunda-feira.

É um pouco estranho ver ali o corpo de Lenin embalsamado (diz-me que algumas partes foram substituídas por cera ao longo do tempo... naturalmente que os russos não admitem). Antes da entrada no mausoléu existem os túmulos de outras figuras da História, como Estaline.


Ao fundo pode ver-se o Mausoléu. Quando lá fomos havia um jogo de futebol na Praça Vermelha, o que nos impediu uma maior aproximação para tirar esta foto. 


Praça vermelha
A Praça vermelha é a imagem de postal de Moscovo. É linda, de dia e de noite, toda iluminada. Aqui podem encontrar a fantástica Catedral de S. Basílio. Diz-se que Ivan, o Terrível, mandou cegar o arquiteto responsável por esta fantástica obra para que este não fosse capaz de fazer outra igual. Este homem tão terrível foi capaz, num acesso de fúria, de matar o seu próprio filho... 

A Catedral de S. Basílio é, de facto, muito bonita e pode ser visitada por 250 rublos. As suas lindas cúpulas, cheias de cor e em forma de bolbo, deliciam as vistas de quem por ali passa e não resiste a uma (ou várias) fotografia(s).

Catedral S. Basílio 
Um pouco do interior da Catedral de S. Basílio 

Kremlin
Depois da Praça Vermelha, aconselho-vos a visitar o Kremlin, um espaço fechado e rodeado por uma enorme muralha vermelha (funciona como se fosse uma fortaleza) com vinte torres. Esta é a residência oficial do presidente da Rússia, o que faz com que apenas uma parte dos edifícios esteja aberta ao público.

Entrem pelos jardins de Alexandre (fora do Kremlin, a bilheteira fica por lá) e apreciem as belas fontes de água que existem por aí. 
Os pormenores nas fontes são lindos
Mais um bocadinho
Os bilhetes para a Armaria do Estado e para o Kremelin são comprados nos jardins de Alexandre, mas os horários são um pouco confusos. Para a Armaria, os bilhetes são limitados e vendidos a partir de uma determinada hora. Por exemplo, para visitar a Armaria às 14:30h os bilhetes só começam a ser vendidos às 13:45h. Formam-se longas filas por aqui nas horas definidas para a venda. Apesar de termos ficado nos primeiros lugares da fila, quando fomos atendidos, em russo (sempre em russo!), os bilhetes já estavam esgotados. Por esse motivo, não pudemos visitar a Armaria do estado. Comprámos bilhete para o apenas para Kremlin (só não inclui a Armaria), que vale bem a pena (350 rublos).  

Uma vez no Kremlin, podem encontrar uma diversidade de edifícios para visitar. Desde logo, podemos ver a bela Torre da Trindade com uma estrelinha no topo; o Palácio Oficial do Kremlin (não se pode visitar); a Armaria do Estado, onde está o famoso ovo de Fabergé e a maior coleção de diamantes do mundo; a Catedral da Anunciação; a Catedral do Arcanjo, onde está o túmulo do filho de Ivan, o Terrível; e a Torre Sineira de Ivan, o Grande, com o seu enorme e pesado sino, ao qual falta uma pequena grande parte. 

Catedral do Arcanjo Miguel
Aqui à frente o Canhão do Czar, com 5.34 metros de comprimento.
O sino de Ivan, o Grande. Pesa só e apenas 202 toneladas! 
Catedral da Assunção
Catedral da Anunciação
Uma vista desde o Kremlin
Armaria do Estado
Uma vez no Kremlin todos os vossos passos são vigiados e controlados, por isso há que seguir a rota que está definida! 

Como se percebe, existem várias igrejas no Kremlin, possivelmente porque este local já foi sede da Igreja ortodoxa Russa no passado. As igrejas não são bem como as nossas, ocidentais, mas antes são ornamentadas por lindas pinturas e mosaicos, que ocupam toda e qualquer parede, do chão até ao teto. 

Museu Cosmos
Aqui podem encontrar embalsamados (fiquei com a ideia de que os russos embalsamam tudo!) os primeiros cães a chegar ao espaço, Belka e Strelka. A pobre Laika morreu antes de chegar a terra firme. Temos ainda neste espaço o compartimento onde Gagarin chegou ao espaço. 

Neste museu, à entrada, perguntam-nos se queremos tirar fotos ou não. Se quisermos o bilhete é mais caro e dão-nos uma bela pulseira rosa choque para colocar no pulso. Existem mulheres por todo o museu a vigiar quem tira fotos sem pulseira. Todas que tenho, tirei sem pulseira... ups!


Museu Cosmos
Os famosos cães... embalsamados, coitadinhos! 
Igreja de Cristo Redentor 
Esta é a maior igreja ortodoxa do mundo, com capacidade para cerca de 15 mil pessoas.

É muito curioso visitar uma igreja ortodoxa e refletir sobre as diferenças que por lá podemos encontrar. Antes de mais, à entrada da igreja, todas as mulheres devem cobrir a cabeça e o cabelo, em sinal de respeito. Não existem bancos, reza-se de pé, um sinal de sacrifício. Não existem imagens de santos tridimensionais, como observamos por cá, mas antes os ícones, quadros na parede. Reparei também nas velas, muito muito fininhas. 
As igrejas são lindíssimas! 

Catedral de Cristo o Redentor 
Estátua mesmo à frente da Igreja 

Arbat
Esta é a zona comercial da cidade e é aqui que recomendo uma paragem para lanchar ou para uma refeição mais completa. Sugiro uma passagem pelo belo Coffeeshop Company (é austríaco, mas sabe tão bem algo quente com tanto frio) e depois uma voltinha a pé por por Arbat, desde a estação de metro Arbatskaya até ao final da rua onde encontram o conhecido edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Coffeshop Company
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Casa Museu Pushkin
A movimentada Arbat
Ainda nesta rua podem encontrar a casa do escritor Puskin, cuja cor azul Tiffany dá vontade de ficar a viver por lá... é linda!

Esta zona é também boa para encontrar lojas de recordações.


Museu Pushkin de Belas-Artes 
De entre os vários museus que podem encontrar na cidade, este parece ser aquele que mais visitantes atrai. Infelizmente tentamos visita-lo num domingo, mas a fila tinha muitos e muitos metros (sem exagero, fez-me lembrar as filas de entrada para o Vaticano, em agosto, para os visitantes que não têm Roma pass...). Na segunda-feira o museu estava fechado, por isso não o  conseguimos visitar.  



Estações de metro
As estações de metro são verdadeiras obras de arte. Se quiserem podem visitar o museu do metro na estação Spontivnaya e explorar as estações mais bonitas. Nós fizemos o nosso próprio roteirode acordo com o que lemos sobre o assunto.

Recomendo a passagem por quatro estações:
1. Kowsamolskaya;
2. Novoslobodskaya (perto daqui fica casa do conhecido escritor Dostoyevsky);
3. Knopotkinskaya;
4. Mayakovskaya (usada para uma festa do partido durante os bombardeamentos nazis de 1941). 

Candeeiros numa estação de metro
Estação de metro

Parque Gorky
Este enorme parque, com 120 hectares, é uma preciosidade na cidade. Um local indicado para uma paragem, para um piquenique se o tempo o permitir. Foi aqui que os Scorpians encontraram a inspiração para a sua “Wind of change”. 

A estação de metro para o parque é a Park Kultury. 
Gorky Park
Entrada para o Gorky Park

Teatro Bolshoi
Os russos vestem-se de gala para ir ao teatro e, na Rússia, a ópera e o ballet assumem um lugar de destaque. Os preços para assistir a um espetáculo podem ser muito elevados.


Teatro Bolshoi

Biblioteca Nacional Russa 
Pelo que ouvi no autocarro turístico, esta é a segunda maior biblioteca do mundo, sendo o lugar cimeiro ocupado pela Biblioteca de Washington. À entrada, pode ver-se uma grande estátua do famoso autor de “O idiota”, Dostoyevsky, acompanhado dos meus maiores inimigos, os pombos!

Biblioteca Russa


Outras curiosidades
Pareceu-me que os moscovitas, no geral, não se vestem muito bem, apesar de terem ao dispor as grandes e caríssimas marcas de roupa. As mulheres usam muito as saias travadas (efeito lápis, como é tendência este ano), ligeiramente acima do joelho. São muito magras, tal como os homens. No que toca a moda, penso que mais importante do que estar bem vestido é estar quentinho! Como os percebo... 

As pessoas têm o péssimo hábito de cuspir e deitar os cigarros para o chão... 

Podemos ver em Moscovo, e em S. Petersburgo também, um misto de comportamentos contraditórios. Os homens são muito cavalheiros, seguram-nos sempre na porta e ajudam-nos com as malas. As mulheres assumem sempre funções de menor relevância/estatuto no local de trabalho. Nas bilheteiras trabalham sempre mulheres, assim como no comércio... a mentalidade parece ser ainda marcada por algum preconceito em relação ao papel da mulher na sociedade. Don't like!!! 

Existem vários restaurantes sem casa de banho e, quando existe, é mista! :) Estão a imaginar-se numa longa fila onde esperam homens e mulheres? Confesso que é engraçado! 

Letreiro para uma das muitas casas de banho mistas

Se por um lado vemos elevada tecnologia nos telemóveis e nos automóveis que circulam pelas ruas, por outro, em vários espaços não existem computadores. Num dos museus pedimos um recibo e deram-nos uma folha A4 que foram buscar não sei onde; as calculadoras são muito usadas em vários espaços e não há computadores nos postos de trabalho. Por outro lado, as máquinas de detetores de metais estão em todo o lado, até no McDonald's... :)

E termino este post com o lado romântico dos russos, que colocam nas margens do rio Moscou vários cadeados que selam a união dos casais. É tão bonito! Os russos valorizam muito a família, adoram crianças e têm filhos muito cedo. 


Vou-lhes chamar "árvores do amor"
Os símbolos da união
Dias necessários para ver a cidade: aconselho 3 dias completos, mas depende sempre do que pretendem visitar. Vejam bem os dias de fecho das atrações que pretendem visitar!

Um último conselho... visitem Moscovo, a cidade é linda!

Um grande beijinho
Pipinha***

    Mais fotos de Moscovo aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário