terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Barcelona

Figurante nas Ramblas
A primeira vez que viajei de avião aterrei no aeroporto de El Prat, em Barcelona. Recordo-me que adorei a sensação, principalmente do momento da descolagem, que na altura equiparei a uma subida a alta velocidade numa montanha russa. Hoje, quando olho para trás, tenho saudades daquela ingenuidade, pois tenho algum receio de viajar de avião, ainda que as estatísticas o apontem como o meio de transporte mais seguro que existe! Ainda assim, não evito as viagens de avião por nada, pois o que encontro no destino final significa muito mais do que a turbulência a bordo.  J

Hoje vamos escrever precisamente sobre esse maravilhoso destino, Barcelona. Barcelona é uma cidade em que tudo acontece, há luz, cor, movimento, cultura, arte, moda… tudo! Uma voltinha pelas Ramblas mostra-nos a vida da cidade. Barcelona merece bem algumas longas horas de passeio livre, para nos perdermos nas suas ruas e ruelas, para ver as pessoas, a animação, os figurantes de rua, as flores em cada esquina, o frenesim de uma cidade em que o verbo parar não se parece conjugar. 

Barcelona é cidade e praia, é dia e noite, é juventude e experiência, parece ter tudo o que procuramos numa cidade. Penso que é um destino muito querido pelos portugueses, ainda que o catalão possa constituir algum entrave para o português que adote o conhecido "portunhol". Pois é, o catalão, essa língua com influência do francês e do italiano, nem sempre é compreensível por quem se habituou ao castelhano. 

A chegada

Já estive quatro vezes na cidade e cheguei sempre pelo aeroporto de El Prat. A parir daqui, para chegar ao centro da cidade, aconselho-vos a apanhar o aerobus, que sai a cada 5 minutos do terminal 1, 10 minutos do terminal 2, e vai direto ao centro, com paragem na Praça de Espanha e Catalunha. O comboio é uma opção mais económica, mas também mais morosa e cansativa.

Alojamento

Já fiquei alojada no Ayre Hotel Gran Vía (aqui), no Hotel Expo (aqui) e no Hotel Inglés nas Ramblas (aqui); este último tem apenas 1 estrela, é limpo e cómodo, mas modesto. Recomendo o primeiro pela centralidade, calma e serviço prestado. Os quartos são cómodos, limpos e o atendimento é muito bom. Fica muito próximo da estação de metro Plaza de España e, em frente ao hotel, podem apanhar o aerobus  (é muito cómodo e evita as constantes mudanças de linha no metro, bem como as subidas e descidas de escadas com as malas a abarrotar - se forem como eu, as malas andam sempre pesadas!).
Vista do quarto do Hotel Ayre
Barcelona é vida, é arquitectura e cultura. Parece que tudo está no local certo, numa harmonia perfeita. Só de recordar já me dá vontade de regressar. Vamos lá passear?

1. Las Ramblas
Começamos pelo coração da cidade, Las Ramblas, onde se pode sentir bem a agitação e beleza que caracterizam Barcelona. As Ramblas formam uma extensa avenida onde podem encontrar um pouco de tudo: lojas, restaurantes, souvenirs, artistas de rua em poses quase inimagináveis, mantidas até à chegada de uma moeda.  

Mesmo no fim das Ramblas, veem-se algumas vezes espetáculos de rua, onde verdadeiros talentos mostram experiências acrobáticas, musicais… 


Figurantes nas Ramblas

Esplanadas por aqui não faltam, nem artistas de rua dispostos a pintar o nosso rosto numa caricatura com cores vivas, ao mesmo tempo que são observados pelos curiosos que por ali passam. 
Monumento a Colón

Adoro as Ramblas, mas não vos poderei aconselhar muitos almoços ou jantares por esta zona, até porque o preço exagerado que podem pagar nem sempre justifica a qualidade do prato  J

Mesmo no final das Ramblas, perto do porto de Barcelona, ergue-se o Monumento a Colón, uma estátua em homenagem a Cristóvão Colombo. Nesta zona podem passear junto ao porto, dar uma voltinha de barco, ou simplesmente sentir a brisa enquanto caminham até Barceloneta, a praia da cidade.

2. La Boqueira
Ainda nas Ramblas podem encontrar o Mercado de la Boqueria, uma autêntico museu onde as obras de arte são frutas e legumes harmoniosamente organizados nas bancas, com um aspeto delicioso. Logo à entrada a banca dos refrescos convida-nos a "beber fruta". Ao lado, um local dedicado às gomas… uma perdição!  J

La Boqueria
Neste mercado aconselho uma paragem para um almoço. Sentem-se num daqueles banquinhos de madeira ao balcão e peçam as tapas, apontando diretamente para a montra deliciosa das iguarias confecionadas em frente aos vossos olhos. Nunca resisto ao pulpo a la Galega.

3. Sagrada Família
Barcelona respira Gaudí e o seu imenso talento. Este senhor deixou um enorme legado à cidade, tornando-a ainda mais bela e harmoniosa. Mesmo quem não aprecia arte, não ficará certamente indiferente ao talento de Gaudí e à sua paixão pela natureza. 
A Sagrada Família é talvez a sua obra mais conhecida, ainda que permaneça hoje inacabada (a data prevista para a finalização da Sagrada Família estará incluída algures no ano de 2026, altura em que comemoram os 100 anos da morte de Gaudí). Gaudí costumava referir que o seu cliente (Deus) não tinha pressa. 


Sagrada Família
Sagrada Família, em 2011
Pormenores da fachada e interior da Sagrada Família, em 2011
Uma visita à Sagrada Família é obrigatória para quem passa por Barcelona.

4.  Park Güell
Declarado património Mundial da UNESCO no meu ano de nascimento, 1984, este é talvez um dos locais mais bonitos na cidade, com uma vista esplendorosa de Bracelona.
Park Guell
Neste grande parque podem visitar a casa de Gaudí  pequenina e acolhedora, rodeada de jardins e de espaços de repouso para um passeio de fim de tarde. À entrada do parque, um lagarto de azulejos (trencadís) recebe os turistas, que se empoleiram em cima do animal para tentar captar uma boa foto (como não consegui uma boa foto, não poderei partilhar convosco). Este lagarto deu origem a uma grande diversidade de recuerdos da cidade eu trouxe um. 
Park Guell
A visita ao parque é gratuita, mas o mesmo não acontece com a entrada na Casa-Museu. 

5. La Pedrera 

Esta é uma das obras mais emblemáticas Gaudí, juntamente com a Sagrada Família. Quando visitamos La Pedrera (também chamada Casa Milà) percebemos porque é que esta anda "nas bocas do mundo". 

La Pedrera

Do terraço deste conjunto de apartamentos podem obter uma bela vista da cidade e também apreciar as chaminés cuidadosamente trabalhadas e pensadas por Gaudí. Já no edifício, tudo é bonito, harmoniosamente decorado e elaborado… até os puxadores das portas são de um pormenor incrível. 

As chaminés, só para verem como são realmente bonitas

6. Bairro Gótico
Este antigo bairro é um dos maiores tesouros de Barcelona. Sabe tão bem percorre-lo a pé e apreciar as lojas (de tudo e mais alguma coisa) que por lá aparecem. Ah! A Kling fica por aqui, meninas… 

Artista de rua no Bairro Gótico

Ainda no Bairro Gótico, não deixem de visitar a Catedral de Barcelona que agrega vários estilos arquitetónicos e tem uma fachada muito bonita. 

7. Montjuic (em português "Monte dos Judeus")
Definitivamente, os teleféricos não são das minhas atrações favoritas, pois qualquer movimento é suscetível de me fazer ansiar pela chegada ao destino. J Existe um teleférico mesmo no porto de Barcelona, mas como atravessa aquela água toda faz-me imensa confusão. Assim sendo, o meu conselho (se forem medricas como eu J) é apanhar o teleférico de Montjuic e, uma vez lá em cima, aproveitar para visitar o castelo e apreciar as vistas da cidade. 
Na zona de Montjuic podem ainda visitar a fundação Joan Miró e o Estádio Olímpico. Na minha última visita à cidade estive na Fundação Juan Miró. Apesar de não ser especialista em arte, devo dizer que sou incapaz de ficar indiferente aos trabalhos coloridos e irreverentes do catalão Miró. 

Mesmo junto ao Estádio Olímpico
Fundação Joan Miró
Fundação Joan Miró
Gostei imenso da cafetaria e da esplanada da fundação, onde também estão expostos alguns dos trabalhos. A loja de recordações permite-nos trazer lembranças giras e muito originais.

A partir da Fundação, sigam a pé até ao Palau Nacional e Museu Nacional d'Art Catalunya e desçam a escadaria (existe a opção da escada rolante para os mais preguiçosos) até à Fonte Mágica. Não deixem de ver o espetáculo de luzes e som da Fonte Mágica à noite. Um espetáculo que reúne imensa gente que se atropela para conseguir a melhor foto. Vejam os horários aqui

A Fonte Mágica e, ao fundo, o Palau Nacional Museu Nacional d'Art Catalunya (2009)
A Fonte Mágica e, ao fundo, o Palau Nacional Museu Nacional d'Art Catalunya (2011)

8. Parc de la Ciutadella 
Se pretendem parar um pouco ou até fazer um piquenique (lá estou eu a falar da paparoca! J), o parque Ciutadella é uma possibilidade de paragem interessante. Podem entrar para o parque através do Arc de Triomf. Não, não estão em Paris!! J

Depois é seguir caminho até ao parque e aí podem encontrar imensos espaços verdes. Quando, em 2011, visitei o parque fiquei muito desiludida porque o lago, onde se pode alugar um barco para um pequeno passeio, estava sequinho sequinho. Valeu a vista da belíssima Fonte da Cascataenquanto saboreava um gelado com o meu mano. 

Fonte da Cascata

9. Tibidabo 
Se estiverem com crianças, certamente que estas não se importarão de visitar o parque de atrações que fica na zona mais alta da cidade, o Tibidabo. É maravilhoso apreciar a cidade desde este sossegado ponto. 

A vista...
Tibidabo, com o parque de diversões e a igreja
Para chegar a Tibidabo podem apanhar o Tramvia Blau, um engraçado elétrico de madeira no interior. 
Tramvia Blau

Depois do Tram ainda apanham o funicular para chegar ao topo. As filas de espera costumam ser grandes...
Funicular até Tibidabo

No regresso aproveitem para parar pelo CosmoCaixa - Museu da Ciência, onde podem encontrar um Einstein real à entrada J, animais estranhos e uma floresta tropical Amazónica; este é um museu interativo, com imensas experiências que animam miúdos e graúdos. É o museu de que mais gosto na cidade. 

Cá está o figurante de que vos tinha falado… ehehe
CosmoCaixa
10. Montserrat 
Este mosteiro, que data de 1025, é um importante símbolo religioso e lugar de peregrinação. Se sofrem com as diferenças de pressão, preparem os vossos ouvidos para a subida até ao mosteiro!  J


Muito nevoeiro no dia em que visitámos Montserrat

Nem sempre é possível, principalmente numa viagem de poucos dias, visitar tudo o que queremos numa cidade, mas quando se repete há sempre oportunidade para espreitar os locais por onde não passamos da primeira vez. 


Estão a ver aquela "coisinha" amarela… foi acima que chegámos ao topo
Tendo lido maravilhas acerca de Montserrat, optamos por visitar este mosteiro, situado a cerca de 50Km de Barcelona. Que lugar lindo, que tranquilidade, que vista, que magia. É lindo! 

11. Camp Nou
Ah! Para os aficcionados pela bola, uma visita ao emblemático estádio Camp Nou deve fazer parte do roteiro turístico  Apesar de para mim o desporto rei ser o basquetebol, devo confessar que gostei imenso de conhecer o interior do estádio, visitar os balneários, apreciar os troféus e tirar uma foto na sala de imprensa. 

Onde comer
Já vos falei do Mercado de La Boquería para um almoço, mas há mais um local que recomendo (MUITO!) a quem visita a cidade. Chama-se Cervecería Catalana (perto da Rambla de Catalunya) e é imperdível para quem gosta de tapas e de cerveja. 


Tapas da Cervecería Catalana
Um local muito interessante, animado, de boa qualidade e económico para almoçar ou jantar é a Plaça Reial, numa rua interior à estação de metro Jaume I. A praça fica mesmo pertinho das Ramblas, o que é ótimo para uma última voltinha antes de regressar ao hotel, ou antes de seguirem noite dentro. J
Uma das escolhas do meu mano num restaurante italiano na Plaça Reial
Compras
O El Corte Inglés é sempre uma boa opção e dispensa apresentações. Depois há um shopping no porto de Barcelona (Maremagnum) que tem algumas lojas engraçadas.

Uma das melhores zonas para compras é o Passeig de Gràcia. Aqui podem encontrar a D&G, a Gucci e outras lojas da mesma estirpe, mas também as conhecidas cadeiras espanholas como a Zara ou a Mango. Quem gosta de decoração vai adorar a Vinçon, também em Passeig de Gràcia. 
Também em Passeig de Gràcia fica a Casa Batló. Não visitei o interior, mas tirei foto da fachada.
Em suma
Penso que a cidade não é muito cara, basta seguir algumas das dicas que aqui deixamos, principalmente quanto a locais para almoçar e jantar. A rede de transportes é ótima, principalmente o metro. 

Como tinha referido no post sobre Madrid (aqui), considero que a capital espanhola é mais segura do que Barcelona, contudo alguns espanhóis já me disseram precisamente o contrário! De facto, as nossas opiniões baseiam-se apenas em experiências que resultam de poucos dias nas cidades que visitámos. Quando estive em Barcelona assisti a um assalto no metro, mesmo à minha frente, talvez por isso veja a cidade como um pouco mais insegura. Mas, reconheço que assaltos até na minha pequena cidade acontecem

E pronto, Barcelona é vida, é movimento, é cor, é multiculturalidade, é tudo!!! Barcelona merece bem uma visita, ou mais!  J 


Um grande beijinho
Pipinha***

P.S. Agradeço que deixem sugestões e dicas do que fazer em Barcelona! :)

Nota: Todas as imagens são da autoria do Sweet by Pipinha. 

5 comentários:

  1. Elisa Rodrigues Afonso21 de janeiro de 2014 às 12:43

    Querida Pipinha, parabéns uma vez mais pelo teu artigo! :)
    E se quiseres regressar a Barcelona, eu aceito o convite :D
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe é sempre um destino mágico. Quando me mudar para M. podemos combinar e vamos lá.
      Beijo grande!***

      Eliminar
    2. Elisa Rodrigues Afonso21 de janeiro de 2014 às 14:15

      Ok, combinado! ;)
      Mas antes temos que ir a A. :D
      Beijinho :*

      Eliminar
  2. Muitos parabéns e mt obrigada pelo excelente report Pipinha!!! Adorei tudo!! Outras dicas de hoteis a dois passos (literalmente!) das Ramblas são o Turin Hotel (o meu irmao esteve lá e gostou mt e tem PA) e o Hesperia Ramblas (eu estive e gostei mt! quartos amplos e limpinhos, mas nao tinha PA incluido...). Estiveste realmente em mts sitios que uma unica visita (se for curtinha como a que fiz)não permite ver isso tudo mas é como dizes, é mais um motivo para regressar lá :) bjinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela tua partilha querida. E recordaste de mais algum lugar para visitar em Barcelona? Algo que nos recomendes? Beijinhos**

      Eliminar