terça-feira, 29 de março de 2016

Trip Itália - Florença


Firenze
Viagem pós blogue





Ciao!
Hoje trago-vos o relato de mais un viaggio, uma apaixonante viagem por terras italianas. 

A primeira vez que pisei Itália foi em 2010, para uma visita de uma semana a Roma (eu sei... ainda não tenho um post no blogue). Desde então, vivo com um enorme desejo (cada vez menos oculto) de passar uns bons tempos em Itália e, principalmente, de aprender esse idioma que me apaixona desde sempre. 

Estão prontos/as para recordar, comigo...? Vamos lá então... 

Como chegar

Partimos de Madrid rumo a Milão, com a Iberia. De Milão apanhamos um comboio para Florença. Os comboios em Itália funcionam muito muito bem e os preços são relativamente acessíveis... Há algum tempo que queria dar uma "voltinha" com vários pontos de visita conectados por comboio.... seria a oportunidade perfeita para me tornar uma (quase) mochileira. O "quase" é só e apenas porque preciso sempre de mais coisas do que uma única mochila para viajar :-) 

O grupo Trenitalia divide-se em 3 categorias: o Frecciarossa, o Frecciargento e o Frecciabianca. A viagem no Fracciarossa entre Milão e Florença durou aproximadamente 2 horas e custou-nos 34 euros (compramos o bilhete com algum tempo de antecedência). Os comboios são bastante confortáveis e o serviço, verdade seja dita, pareceu-me bastante bom também. Ah!!! Há Wi-Fi :) ainda que eu não tenha conseguido pôr a coisa a funcionar. 

Onde ficar 

Por uma questão prática, optamos por ficar hospedados num hotel a 10 minutos a pé da estação ferroviária. Escolhemos o Dedo Boutique Hotel (aqui) pelas reviews bem positivas apresentadas pelo Booking

O hotel é bastante sossegado, limpo e a cama é confortável (para além de ainda nos deixarem à disposição aqueles extra que nos fazem ficar com boa imagem do local - chinelos, internet bastante rápida, um ambiente familiar...). 

Infelizmente, mal entramos no hotel ficamos uns bons minutos presos à televisão, pois era dia 22 de março e acabavam de explodir as bombas no aeroporto e no metro de Bruxelas... 

O que fazer

Chegamos a Florença com muitas expectativas. Todos diziam que a cidade era um museu a céu aberto e, de facto, é inegável a beleza de Firenze

Para tornar a leitura mais leve, e porque uma imagem vale mais que mil palavras, deixarei umas breves linhas de cada ponto de interesse e várias fotos da nossa autoria (minha e do C., entenda-se!!). 

  • Ponte Vecchio
Estava um belo dia de sol por isso a caminhada do hotel até ao centro da cidade foi muito agradável. Fomos tirando fotos à medida que íamos passando por locais que não aparecem nos guias turísticos e que, mesmo que quiséssemos, seria impossível descreve-los em singelas palavras... 

Fomos caminhando, conversando e... ao fundo, eis que surge a belíssima e colorida Ponte. Com as suas inúmeras joalharias (outrora locais onde se vendia carne, cujos vendedores foram expulsos no século XVI devido ao cheiro que emanava da carne...isto dito assim não soa lá muito bem...). 

Ponte Vecchio

Li algures que, durante a II Guerra Mundial, os nazis ficaram fascinados com a beleza da ponte e não tiveram coragem de destrui-la. Gosto de acreditar nestas histórias! :-)

  • Piazza della Signoria e Palácio Vecchio
Atravessamos a Ponte Vecchio e caminhamos até à Piazza della Signoria, onde finalmente comprovamos aquele tal ditado do museu a céu aberto. Avistamos logo a réplica do famoso David de Michelangelo (ou Miguel Ângelo em bom português), e dissemos para nós mesmos que já não iríamos à Academia ver a obra original :-) Se gostam mesmo de arte, então devem fazer uma visita ao David verdadeiro


Alvo de inúmeras fotografias, é o rei desta praça... ainda que não seja verdadeiro. O seu pénis deu origem a postais bem engraçados da cidade, mas isso agora não interessa nada... :)

Nesta praça encontramos de tudo: esculturas ao ar livre, a Fonte de Neptuno, o Palácio Vecchio, o museu da Gucci e algumas lojas pouco amigas das carteiras. 

Fonte Neptuno ao final da tarde

Vale bem a pena subir à torre do Palácio, pois a vista é bella... 


Vista da cidade, desde o cimo da torre do Palácio Vecchio
A Torre Vecchio

Não fui bem sucedida a convencer o C. a entrar no Museu da Gucci, mas tivemos oportunidade de provar um cappuccino na cafezinho do museu. O açúcar tem a forma do símbolo da Gucci :-)

O cappuccino Gucci, que coisa mais fashion :)

  • Galleria degli Uffizi

Um dos pontos obrigatórios da visita a Florença é o Museu Uffizi, goste ou não de arte é sempre bom ver as obras que conhecemos desde sempre dos livros, dos filmes... 

Compramos as entradas com uma semana de antecedência (compramos os bilhetes aqui), mas aconselho a que o façam antes just in case... pois havia vários dias que já estavam esgotados. 

A maior coleção de arte Renascentista do Mundo reune-se neste edifício que contém obras como O Nascimento de Vénus de Boticcelli, A Anunciação de Leonardo da Vinci ou a Sagrada Família de Miguel Ângelo, entre uma infinidade de outras conhecidas obras. Tudo dos Médicis, que como diz o C. são os donos da cidade :-). 


O Nascimento de Vénus

Dizem os “entendidos” que para um verdadeiro apreciador de arte, podem passar-se 4 ou 5 horas a visitar este museu. Nós demoramos cerca de 1 hora... 

  • Piazzale Michelangelo 
Acompanho alguns blogues de viagens e recordo-me de um blogueiro escrever que queria, um dia, fazer coleção de atardeceres (dito em espanhol parece ainda mais bonito).  Pois bem, para ver o melhor atardecer de Florença basta subir até esta praça onde a vista é de cortar a respiração. Não vimos o pôr do sol, mas guardamos na memória (e na alma) o que os nossos olhos puderam captar e transformar num belo postal na nossa memória visual. 

Vale bem subir cada um daqueles intermináveis degraus, cansados/as, ao final do dia. 

Legenda desnecessária, não? :)


  • Duomo - Santa Maria del Fiori
"Duomo" è una parola che deriva dal termine latino "domus", cioè "casa". Il Duomo è la casa di Dio e del suo popolo" (aqui).

Este é outro dos pontos de interesse da cidade. É bem bonita a catedral e a entrada é gratuita (pagam se visitarem o museu e a cúpula).

Duomo



  • Palácio Pitti e Jardins Boboli
Antes de ir estudamos bastante e decidimos que queríamos conhecer estes jardins que, continuo a dizer, têm ar de ser lindíssimos! Acompanhamos o blogue do Alan por el Mundo (não percam este blogue!!) e ficamos com muita vontade de conhecer os jardins devido a uma das tips do Alan. 

O Palácio e os italianos sempre com os seus óculos de sol :-)

Compramos os bilhetes pela net, mas quando chegamos lá tinham fechado os jardins porque estava vento. Sério?? Ficamos a pensar que aquela malta não sabe o que é uma ventania!! :-) Bem, resta-nos regressar a esta linda cidade. 

Retirei daqui esta foto para vos mostrar alguma coisa... o raio do vento... ai!! 

Jardins Boboli

O que fizemos como alternativa aos jardins? Como aficcionados que somos pela ciência, resolvemos visitar o Museu Galileo. Não vale a pena, acreditem e poupem os 9 euros da entrada para um gelado (de uma bola apenas!!) em cone :-)

Museu Galileo

Já vos tinha dito que o museu da ciência não valia a pena, não já? Adelante...
  • O Javali - Porcellino 
Como eu adoro estas coisas!!!! 
Este mimado javali encontra-se no Mercado Novo da cidade, onde podem encontrar barraquinhas que vendem de tudo um pouco (alternativas às Gucci incluídas, e com jeitinho a Chanel bag en várias cores como veem na foto ehehe).

O querido Porcellino

A ideia é esfregar a mão no focinho do Porcellino e depois colocar e soltar uma moeda na língua do animal. Se a mesma cair dentro da grelha à frente do javali, onde corre a água, tal significa que voltamos a Florença... caso contrário ups... Não se preocupem se a coisa não correr bem à primeira... a chinesa que estava à minha frente tentou 4 vezes :-) 

Mesmo ao pé do javali encontram a Venchi com gelados e crepes maravilhosos. Fazemos uma pausa para o lanche/sobremesa/ceia?

Ai que fomeca... 

  • A sinalização 
Não deixem de apreciar a sinalização da cidade!! O artista plástico francês Clet Abraham dedica-se a colar autocolantes nos sinais de trânsito da cidade durante a madrugada. Devo confessar que a mescla entre "arte urbana" e Renascimento torna a cidade (ainda) mais interessante. 



  • Pinóquio
O Pinóquio é florentino, por isso na cidade podem encontrar várias lojas que fazem verdadeiras obras de arte, entenda-se pinóquios & Co., em madeira. Vale muito muito a pena entrar nestas lojinhas e tirar uma foto junto ao famoso boneco que trouxe magia à nossa infância. 

Aqueles olhinhos... 

Onde "tirar a barriga de misérias"?

Típico típico é a bisteca alla Fiorentina, que é este pedaço gigante de carne que podem ver na foto. É muita carne para o meu gosto, por isso não experimentei. 

Tiramos esta foto no Mercado da cidade, vale a pena passar por lá!!

  • Zá Zá

Recomendo muito muito o restaurante Zá Zá. Descobrimos este restaurante graças à elevada (e bem merecida!) pontuação que exibe no Foursquare. E a verdade é que aqui é tudo delicioso, e a presença de locais nos restaurantes diz sempre algo relativamente à sua qualidade. Fica mesmo ao pé do Mercado. 

Interior do restaurante 
Risotto
Lasanha
Tiramisú

  • All'antico Vinaio 

Comemos também um panini num sítio ótimo que tinha uma fila de vários minutos... hoje percebemos porquê. Ora vejam o que podem saborear por apenas 5 euros.



  • il Pizzaiuolo 

Tínhamos lido maravilhas do il Pizzaiuolo, que está um pouco mais afastado do centro (apesar de não ser longe!!) e é divinal também.  Confesso que gostei mais do Zá Zá, mas este também está muito muito bem! 

A entrada querida do restaurante 

Só tenho foto do tiramisú, devoramos o resto!! :)

Em suma....  

Estivemos 2 dias apenas em Florença e só ficamos com um sabor amargo na boca pelo facto de não termos entrado nos jardins. Deu tempo para fazer tudo aquilo que tínhamos planeado... para ver arte, para sentir a cidade, para sentar nas esplanadas e apreciar o ritmo de vida florentino, para percorrer várias vezes as mesmas ruas e em todas encontrar a Duomo ao fundo :-) Nunca se perdem, acreditem!

Pipa em Florença


E por hoje é tudo.... agora tenho que fazer dieta!! :-)

Un bacio, 
Pipinha*

1 comentário: