quarta-feira, 13 de abril de 2016

Trip Itália - Veneza


Ciao Sweetis!! 
Pontes e mais pontes

Depois de passarmos por Florença e Verona, optamos por aproveitar a manhã do último dia para visitar Veneza. Dada a escassez de tempo que aqui estivemos, não vos poderei deixar muitas tips... mas conto-vos tudo o que sei!! :)

Chegamos a Veneza de comboio, a partir de Verona, bem cedinho. Tínhamos definido muito bem os nossos objetivos: passear livremente pelas ruas estreias; atravessar todas as pontes bonitas; andar de gôndola e comer um bom risotto!! :) Tudo isto em 5 belíssimas horas!!

Deixamos as nossas malas nos lockers da estação de comboios e fomos diretos para o centro da cidade. [Passamos antes no posto de turismo, como fazemos tantas vezes, para recolher um mapa... imagine-se não existiam mapas gratuitos!! Já se adivinhava uma cidade "baratinha" :)]

Vamos passear? 

Nota prévia: Se, por que motivo for, se perderem... sigam as setas que estão por todo o lado com duas únicas opções: per Rialto ou per San Marco. 

O que fazer

Devo dizer que a cidade é encantadora... é curioso como pode a água "suportar" imponentes construções e guardar tantas histórias. É giro ver que existe um barco para a recolha do lixo ou uma ambulância que passa a toda a velocidade (dentro do possível, claro) pelos canais... é incrível ver os sinais de trânsito dentro de água ou os hóspedes de alguns hotéis à espera do barco para que não caiam diretamente à água. 

Piazza S. Marcos

Estamos no "coração" de Veneza, onde se encontram os principais pontos turísticos: 

- Basílica de S. Marcos; 

- Palácio Ducal; 

- Torre dell'Orologio - reza a lenda que cegaram os artesãos que a construíram para que não voltassem a fazer nada tão bonito; 

- Campanile - um elevador transporta-nos a quase 100 metros de altitude e, dizem, que as vistas da cidade são magníficas. A fila era imensa por isso nem sequer tentamos entrar. 

- Colunas de S. Marco e San Teodoro - onde em tempos se celebravam as execuções públicas.

Chegamos por volta das 9:00h e, de facto, não havia muita gente na praça. Não obstante, com o passar das horas começaram a chegar pessoas com uma capacidade de reprodução incrível... eram grupos e mais grupos que vinham, desorganizadamente, de todas as partes. 

A Basílica
As gôndolas e as colunas, longe da agitação...
Dica para medricas, como eu: Devo dizer que a Praça de S. Marcos está repleta de pombos!! O que resultou em algumas corridas engraçadas da minha parte, que tenho pavor a penas :)

Passeio de gôndola

Passamos as famosas colunas da Praça de S. Marcos e aí fomos nós em busca de uma gôndola. Aqui não havia filas e dissemos a nós mesmos que não íamos procurar muito nem comparar preços. Estávamos seguros que que iríamos ser enganados :) 

Optamos por uma voltinha de 45 minutos. Lá partimos e avistamos o hotel Danieli (do filme "O Turista" com a Angelina Jolie), passamos debaixo da ponte, demos o beijinho da praxe e fomo-nos afastando da confusão terrestre para entrar no trânsito dentro de água :) Conduzidos pelo Alessandro, ficamos a conhecer muitas histórias sobre a sua cidade e sobre a sua curiosa profissão de gondoleiro. 

Ficamos a saber que em Veneza existem cerca de 400 gondoleiros e que, nos canais mais estreitos, a água tem cerca de 1,5 metros (no grande canal já tem vários metros). Contava-nos o Alessandro que as melhores épocas para visitar Veneza são: o Carnaval ou a Primavera. Também nos dizia que isto de remar uma gôndola dá muitas dores de costas... 

Pagamos 120 euros [até custa escrever, acho que ainda não superei] por este agradável passeio, que partiu da Praça de S. Marcos. Em conversa com um outro gondoleiro, numa outra zona, percebemos que o preço praticado era de 80 euros (por sinal negociáveis), por isso se tiverem tempo vale a pena comprar os preços e regatea-los ;) Nós fomos, efetivamente, enganados!!

Confesso que gostei muito da voltinha de gôndola e recomendo que a façam, nem que seja uma vez na vida! 

Uma gôndola no Grande Canal
Os táxis 

Estacionamento privativo :)


O interior de uma gôndola pode ser bastante luxuoso



O Grande Canal & Rialto

Rialto é a ponte que atravessa o grande canal, contando com 28 metros de largura. Estava em obras, mas não deixamos de captar a foto. 

Vale também a pena visitar o Mercado de Rialto, pois é uma zona bastante animada. 

Ponte di Rialto
No grande canal...

Onde comer

O nome que mais se adequa neste caso é "onde comemos", já que fizemos apenas uma refeição na cidade. O objetivo inicial era comer um belo e típico risotto di pesce e, desta vez, deixamos o Foursquare quieto e perguntamos ao gondoleiro onde é que ele iria se quisesse saborear este prato. Recomendou-nos o Ristorante da' Raffaele.  

Devo dizer que gostei bastante. Almoçamos junto ao canal, numas mesinhas românticas e longe dos pombos!! O risotto estava delicioso e ainda fomos atendidos por funcionários de óculos sol enquanto serviam às mesas :) puro estilo italiano, hein? :)

Claro que tirei uma foto ao prato para vos mostrar!! De notar que este prato é do Carlos, que lhe deitou um pacote de pimenta em cima. O meu não tinha pintas :)

O risotto de marisco é um dos pratos típicos
A foto do final feliz :)
Gostei muito de Veneza, mas penso que a confusão das ruas lhe retira algum encanto. Visitamos a cidade durante a Páscoa e os turistas eram imensos!

E com Veneza passam a ser 5 as cidades italianas que visitei: Florença (aqui), Milão (aqui), Roma e Veneza, Verona (aqui). Já sei, estou em falta com o post de Roma... 

É injusto fazer comparações, pois cada cidade tem um significado diferente. No entanto, se pudesse ordenar as cidades atendendo às minhas preferências, seria assim: 1) Verona; 2) Florença; 3) Roma; 4) Veneza; 5) Milão (e o Lago Como!!). Cada dia estou mais apaixonada por Itália!!!

Voltaremos a Itália, de certeza absoluta!! :)

Um grande beijinho,
Pipinha

Sem comentários:

Enviar um comentário